sexta-feira, 24 de julho de 2015

Tarte de grão de bico

...hoje é dia de escolinha...
...vamos lá a uma lição...
"O grão-de-bico, também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B.
Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colestrol.

Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol."

... boa :-)...

"Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia."

...nada como uma boa fatia de tarte para tratar a anemia... :-)

"O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança."
...deve ser por isso que até os meus olhos se riram assim que dei a primeira dentada...
... :-) ...

Tarte de grão de bico
(adaptado de Alquimia dos Tachos)

1 embalagem de massa folhada
200 gr grão de bico
3 ovos + 2 gemas
170 gr açúcar
25 gr farinha
20 gr Vaqueiro liquida
raspa de limão

Forrar uma forma de tarte com a massa folhada e picar o fundo e laterais com um garfo.
Com a varinha mágica, reduzir o grão de bico a puré.
Colocar todos os ingredientes numa taça e misturar bem.
Verter o creme para a forma e levar ao forno durante 30 minutos a 180ºC.

1 comentário:

  1. Fiz esta tarte há uns tempos! Quem provou gostou e nunca conseguiu descobrir de que era feita! Ficaram todos de queixo caído quando revelei! Ah pois é, quem diria que o grão-de-bico ficava bem em sobremesas! Gosto assim em tarteletes também! Tenho um passatempo a decorrer no meu blog, gostava muito que participasses! Beijinhos

    ResponderEliminar