quinta-feira, 14 de abril de 2016

Simnel Cake...to Sweet World

 ...originalmente confeccionado para o Dia da Mãe...
...desde há muito tempo que este bolo se tornou um elemento essencial no dia de Páscoa...
...os frutos secos...as especiarias...o "toque" dos citrinos...e duas camadas de pasta de amêndoa...
...dão-lhe sem dúvida uma misteriosa combinação de sabores...
...que resulta na perfeição...
...até para quem...que como eu...não gosta nada desta cobertura...
 
...e por falar nisso...aproveito já para me confessar...
...não...não fui eu que a fiz...
...a primeira tentativa saiu falhada...
...e nem dei oportunidade a uma segunda...
...a pastelaria daqui do bairro vende ao quilo e eu deixei a arte para quem sabe... :-)
 
...possivelmente a Lia e a Susana devem ter pensado..."podias ter feito os Hot Cross Buns"...
...pois podia...
...e prometo aqui e agora que não ficaram esquecidos...
...mas com duas hipóteses tão interessantes para este novo desafio do Sweet World...
...tive mesmo de lançar moeda ao ar...e cá está...
 
...um pequeno simnel cake...
...doze "bolinhas"...uma por cada apóstolo e uma por Jesus...
...porque neste bolo...Judas é persona non grata... :-)
...não tem direito a "bolinha"...e com certeza não terá direito a uma fatia de bolo...
:-)
  
 
Simnel Cake
(adaptado de Lisa Faulkner)

58 gr de passas
100 gr papaia desidratada em cubos pequenos
70 gr amêndoas ligeiramente picadas
50 gr de nozes ligeiramente picadas
raspa de 1 laranja
raspa de 1 limão
1/2 csp canela
1/2 csp noz moscada
150 gr de farinha
150 gr de açúcar mascavado
150 gr margarina
3 ovos
 
200 gr de pasta de amêndoa já feita
 
Dividir a pasta de amêndoa ao meio  e esticar os dois pedaços até terem cerca de 0.3 mm de espessura.
Cortar 2 círculos de 16 cm, usando os "restitos" da pasta para fazer as bolinhas e reservar.
 
Bater o açúcar, com a margarina e a raspa dos citrinos.
Adicionar os ovos e voltar a bater.
Juntar as especiarias misturadas com a farinha bater novamente com a batedeira.
Juntar os frutos e envolver com uma colher de pau.
Numa forma de 16 cm com abertura lateral e o fundo forrado com papel vegetal, despejar metade da massa.
Colocar por cima um dos círculos de pasta de amêndoa e cobrir com o resto da massa.
Levar ao forno, previamente aquecido a 150ºC - o bolo demora uma eternidade a cozer...por isso ...paciência.
Retirar do forno assim que ao espetar o palito, este traga umas migalhitas pouco húmidas.
Deixar arrefecer um pouco e colocar o outro círculo de pasta de amêndoa por cima, fazendo uns efeitos ondulados em toda a volta - eu fiz os suficientes para colocar as doze bolinhas entre eles :-)
Colocar as bolinhas entre os "ondulados" e ....já está.
 
Há quem sugira tostar um pouco a cobertura de pasta de amêndoa...eu gostei mais assim.
 
 

6 comentários:

  1. Oh pá, o que eu me ri contigo! Hoje estás mesmo com sentido de humor! Mas olha que mesmo com essa batota da pasta de amêndoa (coisa que eu também não aprecio e como me quis fazer esperta foi a cobertura que usei para o meu bolo dos 18 há um século atrás, que péssima ideia que eu tive! Mas um dia ainda vou tentar novamente!), a Susana vai ficar orgulhosa do teu bolo pois está lindo e tem um aspeto delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha querida...
      Não foi um bolo fácil...mas é sempre um prazer participar nestes desafios que pessoas como tu...a Lia...a Susana...nos apresentam.... :-)
      Estou ansiosa para que chegue amanhã... :-)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Acho que a beleza da massa do bolo justifica a aceitação dessa batota e não serás desqualificada do desafio :D :D
    Agora a sério, ficou lindo lindo! Só tenho pena que não te tenhas entendido com o massapão. Sabes que era o meu receio mas achei-o mesmo fácil de fazer. E olha, foi o melhor massapão que comi até hoje :)
    Adorei o texto! :D
    Muito Obrigada pela participação e por aceitares os desafio que vamos propondo <3

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  3. UFA... :-)
    Talvez não tenha escolhido a receita certa do massapão...talvez de uma próxima eu volte a experimentar...
    É sempre um prazer participar nos vossos desafios... :-)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Anica,
    Eu gosto demais massapão. Com pasta americana fica diferente, mas quando não se gosta recorre-se às alternativas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Anica,
    Eu gosto demais massapão. Com pasta americana fica diferente, mas quando não se gosta recorre-se às alternativas.
    Beijinho

    ResponderEliminar