sábado, 21 de setembro de 2013

E para o lanche...Tarte de maçã



Fomos às compras...peguei num pacote de massa quebrada e perguntei:
..."Vou fazer uma tarte...queres de quê?"...
"...hmmmmm...MAÇÃ!..."
...a prometida tarte de maçã tornou-se novamente tema de conversa... :-)
...culpa minha...para a próxima não pergunto... :-)
...já tinhamos maçãs no carrinho...e os 35ºC que estavam na rua tiravam-me a vontade de cortar uma infinita quantidade de fatias de maçã... :-)
...acrescentei ao resto das compras um frasco de doce de maçã...e pensei com os meus botões:
..."logo se vê..."...
...não medi nem pesei nada...o que me deu um trabalho extra depois de a meter no forno...medir a quantidade que leva o copo de água azul...quanto dispensa o açucareiro cada vez que o viramos de pernas para o ar... :-)...etc
...não fica muito doce...e é muuuuuuuuuuuuuuuito boa ainda morninha com uma bola de gelado... :-)
 
 

Tarte de maçã
(coisas cá de casa)

3 gemas
2 tbsp farinha maizena
600 ml de leite
120 gr de açúcar
1 frasco de doce de maçã - eu usei o da Casa de Mateus Light
1 tbsp de canela
1 maçã cortada em cubos pequenos com casca
1 pacote de massa quebrada

Forrar uma forma redonda de fundo amovível com papel vegetal - eu uso o que vem com a massa - colocar a massa quebrada por cima e fazer alguns furos com um garfo, não esquecendo a zona lateral da forma.
Misturar as gemas com o leite, a farinha maizena, o açúcar e a canela e levar ao lume.
Quando a mistura se tornar num creme, retirar do lume e adicionar o doce de maçã e a maçã cortada aos cubos e mexer bem com uma colher de pau.
Despejar o creme na forma e levar ao forno, durante 45 minutos a 220ºC - nos primeiros 35 minutos a tarte deve ser tapada com uma folha de alumínio.
Deixar arrefecer um pouco antes de servir para que o creme se torne um pouco mais "sólido".

Sem comentários:

Enviar um comentário